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 Novo relatório identifica erros da tripulação no acidente do voo 447

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MensagemAssunto: Novo relatório identifica erros da tripulação no acidente do voo 447   Novo relatório identifica erros da tripulação no acidente do voo 447 Icon_minitimeSex 29 Jul - 11:03

Tripulação não informou passageiros sobre problema no voo que matou 228.
Órgão francês de investigação pediu melhor treinamento aos pilotos.




O Escritório de Investigação e Análise (BEA) anunciou nesta sexta-feira
(29) que identificou uma série de erros da tripulação no acidente do
voo 447 da Air France, sobre o Oceano Atlântico, que matou todas as 228
pessoas a bordo, em 1º de junho de 2009.


O BEA divulgou o terceiro relatório sobre as causas do acidente do voo
da Air France entre Rio de Janeiro e Paris. O documento foi o primeiro
feito com base na análise dos dados das caixas-pretas e gravadores do
Airbus A330 da Air France, recuperadas do mar.



Segundo o documento, os pilotos não adotaram os procedimentos adequados
nos últimos minutos de voo, após terem ocorrido dois incidentes
inesperados: a perda de indicadores de velocidade, com o congelamento
das sondas Pitot -para a qual não estavam preparados- e a perda de
sustentação da aeronave.


Os pilotos "não identificaram formalmente a situação de perda de
sustentação", apesar de o alarme sonoro que a indicava ter soado durante
54 segundos, segundo os dados analisados pelo BEA.


Eles também não aplicaram os procedimentos necessários após o
congelamento dos sensores de velocidade, que provocaram a perda das
indicações de velocidade na cabine.




O BEA informou que os pilotos que estavam no comando "não receberam
treinamento em alta altitude" sobre os procedimentos adequados nessa
situação.


O piloto que estava no comando pilotava o avião manualmente, pois a
pilotagem automática estava desativada depois que se perdeu a indicação
de velocidade.


O relatório informa que o comandante foi descansar às 2h da madrugada,
sem deixar "instruções claras" aos dois copilotos que ficaram no
comando. Ele teria voltado à cabine só às 2h11. A gravação se
interrompeu às 2h14.


O relatório confirmou a informação obtida em maio de que a tripulação
respondeu aos alertas de velocidade apontando o nariz do avião para
cima, e não para baixo.


De acordo com o BEA, a tripulação também não avisou aos passageiros sobre o que estava ocorrendo a bordo.


O relatório também listou dez recomendações de segurança e recomendou
melhor treinamento dos pilotos, inclusive de como pilotar aeronaves
manualmente em grandes altitudes.


A BEA afirmou que as investigações sobre as causas do acidente
continuam, e que elas estarão em um relatório final que ainda não tem
data para sair.


Air France defende seus pilotos
Logo após a divulgação do relatório, a Air France divulgou nota defendendo sua equipe.


O BEA já considerava que um defeito nos sensores de velocidade Pitot
era uma das causas do acidente, mas o órgão sempre ressaltou que a
explicação definitiva só seria conhecida quando fossem recuperadas as
caixas-pretas. Acreditava-se que o mau funcionamento dos sensores não
explicaria por si só o acidente.



Caixas-pretas
As duas caixas-pretas -que
registraram os parâmetros do voo e as conversas na cabine dos pilotos-
foram resgatadas do fundo do mar no início de maio, após passarem 23
meses a 3,9 mil metros de profundidade no Oceano Atlântico.


Na véspera do anúncio deste novo relatório, a associação Entraide et
Solidarité AF447 (Ajuda Mútua e Solidariedade AF 447, numa tradução
livre) considerou "inaceitável" a acusação aos pilotos do voo e disse
que espera que o documento permita compreender suas reações antes do
acidente.


"Queremos a verdade. Queremos detalhes técnicos sobre os últimos três
minutos do voo para termos uma ideia das reações dos pilotos", afirmou
Robert Soulas, presidente da entidade. Em 27 de maio, o BEA divulgou um
relatório, mas, para Soulas, a informação dada foi "muito pequena".


Novo relatório identifica erros da tripulação no acidente do voo 447 620x900_passageiros


"Com base nas informações fornecidas, acreditamos que as acusações
contra os pilotos são inaceitáveis. Eles já não mais estão aqui para
poderem se defender, é fácil acusá-los. Precisamos de provas concretas",
criticou Soulas, que representa as famílias de 60 das vítimas.


Soulas disse ainda que a operação de retirada dos corpos do fundo do
mar já foi concluída e que "esperamos para outubro os primeiros
resultados das identificações".


Cinquenta corpos foram resgatados logo após o acidente. Outros 104 foram levados para a França em meados de junho este ano. Entre as vítimas de 32 nacionalidades, estão 59 brasileiros e 72 franceses.


Após o acidente, a Justiça francesa abriu um inquérito. O fabricante
europeu de aviões Airbus e a Air France foram acusados de homicídio
culposo.


Última edição por segundo em Sex 29 Jul - 11:04, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Admin: Segundo)
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