Quem costuma hospedar arquivos no Megaupload foi surpreendido hoje com uma bomba: o site foi fechado e o dono, preso. Segundo informações do IG e Globo, o Megaupload, um dos maiores sites de compartilhamento de arquivos da internet, foi tirado do ar, conforme informaram promotores públicos do estado da Virgínia, nos EUA.
De acordo com a acusação, os responsáveis pelo site teriam provocado um prejuízo de mais de 500 milhões de dólares aos detentores de direitos autorais devido aos filmes piratas e outros conteúdos protegidos que circulavam na rede.
O Megaupload tem como CEO o produtor de hip hop Swizz Beats, que tem no currículo trabalhos para Beyoncé e Alicia Keys. Ele se defendeu das acusações dizendo que sempre acata pedidos de remoção de material ilegal. Segundo o Wall Street Journal, sete empregados da empresa encontram-se detidos nos EUA e mais quatro na Nova Zelândia.
O site se envolveu há pouco tempo numa disputa judicial com a gravadora Universal ao usar seus artistas num vídeo promocional. A Universal pediu que o YouTube tirasse o vídeo do ar ao constatar a presença de nomes de seu elenco. O Megaupload retaliou processando a gravadora. Alegou que tinha contratos individuais com os artistas, legalmente válidos. A empresa, no entanto, alegou que sempre respondeu devidamente quando era questionada sobre conteúdos protegidos. Segundo dados da acusação, o Megaupload é o 13º site mais visitado em todo o mundo.
SOPA e PIPA
O fato acontece um dia depois que diversos sites, incluindo Wikipedia e Craigslist, tiraram seus sites do ar em protesto ao SOPA e ao PIPA, dois projetos de lei antipirataria que circulam nos Estados Unidos. Se você está por fora,clique e leia o que significa SOPA. Muitos dizem que o fato também é de censura na internet, não apenas por ter algo ligado a direitos autorais.
Não há previsão de retorno do site ao ar, e não se sabe se o dinheiro de quem pagava a conta premium será devolvido. E você, leitor? O que acha disso tudo? Tinha arquivos lá? Conta pra gente, solta o verbo!