moaciraraujo
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| Assunto: (Tutorial) Como Instalar Antena Rastreável por Motor H-H Dom 30 Dez - 20:37 | |
| UNPACKING THE BOX DHV 1106-M Conector to Decoder (esquerdo) Conector to LNB (direito)Varredura 140 graus (70-0-70) As antenas rastreáveis, tem os seus ângulos iniciais (origem) ajustados (Azimute, Elevação e Skew) considerando-se o apontamento para um satélite fictício em órbita geoestacionária sobre a linha do Equador (Cinturão de Clarke) na direção Norte (Azimute Zero). Neste tutorial, vamos mostrar um modo prático para facilitar a instalação deste tipo de antena. Cinturão de Clarke IMPORTANTE: a verticalidade do pedestal da antena é de suma importância para um perfeito apontamento pois a precisão dos demais ângulos (Azimute, Elevação e Inclinação do LNBF) são dependentes desta vertical (Zênite). É aconselhável o uso de inclinômetro na instalação do pedestal, de modo a assegurar a sua verticalidade.Para a instalação deste tipo de antena, é necessário conhecer os conceitos e definições dos seguintes ângulos:AZIMUTE Lembra-se dos Pontos Cardeais e dos valores marcados em uma bússola? Então já tem 90% do caminho andado!
O Azimute é o valor em graus contado a partir do Norte, no sentido dos ponteiros do relógios, e que indica um ponto qualquer no horizonte. Os valores de azimute variam de zero a 360 graus. O requisíto básico para conhecer um determinado azimute é saber onde fica o Norte. Para isso você vai precisar de uma bússola. ÂNGULO DE ELEVAÇÃO Da mesma maneira que o azimute, a elevação de um objeto no céu também é medida em graus e nada mais é do que a altura do objeto (satélite, planeta, etc) acima da linha do horizonte.
Os valores do ângulo de elevação variam desde zero grau quando o objeto está sobre a linha do horizonte até 90 graus, quando está exatamente sobre nossa cabeça. Esse ponto é conhecido como Zênite. Fonte:www.apolo11.com
LONGITUDE DO SATÉLITE [b]A Longitude fornece a localização de um Satélite medida em graus, de zero a 180 para leste ou para oeste, a partir do Meridiano de Greenwich (PRIME MERIDIAN) na órbita geoestacionária sobre a linha do Equador (Cinturão de Clarke). Caso a localidade esteja a oeste do Meridiano de Greenwich põe-se um sinal negativo (-) na frente da longitude ou ao invés de usar o sinal negativo, pode-se também usar as letras E e W para indicar "Leste" e "Oeste", respectivamente. [/b][b]Coordenadas Geográficas (Latitude e Longitude) do Local da Instalação da Antena[/b][b]A Latitude será utilizada durante a montagem inicial da antena usando-se a escala apropriada de acordo com o hemisfério (Sul ou Norte). [/b]Escala para Latitude - Hemisfério Sul (este ajuste quando mal feito acarreta erros de apontamento por declinação)
As coordenadas Longitude e Latitude serão utilizadas na configuração do decoder para o protocolo USALS (Universal Satellites Automatic Location System).
A titulo de exemplo, utilizaremos em um Prodigy HD Multimedia a seguinte localidade para o 43W:
Longitude: -44° 59' 24'' (W) ~ 045.0 W
Latitude: -12° 09' 10'' (S) ~ 12.2 SMenu -> Installation -> Motor Setting ->
Satellite -> Intelsat 11 Ku (43W) ... Motor Setting -> USALS
My Longitude -> 045.0 West
My Latitude -> 012.2 SouthConfiguração USALS em um decoder Duosat Prodigy HD Multimedia
Estes valores devem ser informados para os demais satélites que se queira sintonizar. Por exemplo: 55w Ku, 61W Ku, 65W Ku, 70W Ku dentre outros. Configuração USALS em um decoder Duosat Blade HD (única para todos os satélites sintonizados pelo LNB1)
Uma vez fixado o pedestal, proceda a montagem do motor, ajustando a escala da Latitude conforme a sua localidade. Note que existem duas escalas, 0º a 45º e 45º a 70º. Tenha certeza de durante a montagem, usar a escala e os pontos de pivô e inclinação existentes no suporte do motor, conforme as instruções contidas no manual e de acordo com a Latitude do local da instalação. Motor montado no suporte com os pontos de pivô para a escala 0º a 45º adequada ao hemisfério sul. Motor H-H ajustado para uma Latitude de 12,2 GrausApós concluir a montagem do conjunto: motor e parábola no pedestal, faça o ajuste dos ângulos de inclinação do LNBF e da Elevação.INCLINAÇÃO DO LNBF Lnb ajustado para um ângulo de SKEW de -30,0º (trinta graus negativos) correspondente a 7:00 (ponteiro das horas)
O ângulo de inclinação do LNBF (Skew) em antena motorizada H-H, deve ser ajustado para o correspondente à posição das 6:00. ELEVAÇÃO ANTENA Inicialmente, use a elevação do 43W para a sua localidade. O ajuste na escala depende do modelo de parábola utilizada que não acompanha o motor H-H.
Importante: algumas parábolas podem ser incompatíveis com o motor devido ao sistema de abraçadeira utilizado. MODO PRÁTICO PARA APONTAMENTO E AJUSTE FINO 1) Use um decoder Prodigy HD, pré-sintonizado com os canais dos satélites 43W, 61W e 70W. Ou outro que tenha protocolo USALS como o Blade HD.2) Configure o Setup do Prodigy HD para uso de antena motorizada com protocolo USALS, para estes 3 Satélites informando as suas coordenadas geográficas locais (Latitude e Longitude conforme a foto do menu do Prodigy). Para obter as coordenadas geográficas, use o dishpoint.3) Afrouxe a abraçadeira do Azimute e aponte a antena para a direção Norte.4)Faça as conexões do cabo e decoder e sintonize um canal FTA do 43W (canal do chiente). Note que a antena ira se movimentar como se fosse um limpador de parabrisas de Jipe, buscando os ângulos para o apontamento do 43W.4.1) Caso não tenha a imagem no canal do cliente, faça ajustes manuais no azimute e na elevação até surgir a imagem do canal do chiente do 43W.5) Após conseguir a imagem do 43W, sintonize o canal FTA (canal escuro) do 70W. Se não aparecer a imagem, faça ajustes manuais no azimute e elevação. Após conseguir, sintonize o canal FTA (r3d3 TV) do 61W, se aparecer a imagem, o ajuste está quase perfeito, para verificar, use o 43W.Obs: o ajuste final é por etapas, verificando o nível de sinal nos TPs mais críticos (canais HD), lembrando que não se deve mexer na LATITUDE e no ângulo de inclinação do LNBF pois este é compensado pelo giro da antena. No LNBF somente varie a distância da boca em relação a parábola. E na antena somente faça ajustes no AZIMUTE e ELEVAÇÃO. Os ERROS DE APONTAMENTO podem ter as seguintes causas: 1) Erros ocasionados por ajuste da ELEVAÇÃO baixa (too low) ou alta (too high)
2) Erros ocasionados por ajuste do AZIMUTE muito para leste (too far East) ou muito para oeste (too far West)
3) Erros ocasionados por ajuste da LATITUDE a menor (too little) ou a maior (too much)Link da USALS, tem um vídeo mostrando o apontamento de antena rastreável.-> USALS <- Manual Rotor Sat HH90 -> Rotor Sat HH90 <- USALS Installation Guide-> USALS Installation Guide <- Instalação do Servo Motor Telesystem-> Instalação do Servo Motor Telesystem <-
Creditos Xanthus http://duosat.org»
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