moaciraraujo
Mensagens : 698 Data de inscrição : 23/10/2010 Idade : 58 Localização : sao paulo
| Assunto: Faça o seu cabo para ligar e desligar o dongle Qua 23 maio - 19:00 | |
| O nosso colega Tiago Trevisan, que é membro VIP do fórum atualizasat.net, onde ele originalmente postou um esquesma ensinando a montar um cabo para ligar e desligar o dongle quando se liga e desliga o receptor, conservando assim o seu dongle com uma maior sobrevida e facilitando o seu trabalho pois não vai precisar ficar ligando e desligando o dongle manualmente, gentilmente nos enviou o link para publicar aqui no GPS.Pezquiza.com este esquema.Queremos agradecer a valiosa contribuição do Tiago Trevisan e vamos ao trabalho.…o grande instrumento desse cabo é nada mais que um Relé.A função do relé é receber um sinal e liberar corrente, ou seja, ele precisa ser acionado para liberar uma certa corrente dentro de um circuito.E se utilizarmos essa corrente que vai pro LNB para ativarmos ou desativarmos o relé…e no relé ligarmos a fonte do dongle?? Pois bem…é nisso que compõem o projeto. Simples assim!Vamos então à lista de materiais: - Rele SRD 12vDC-SL-C12v/10ª
- Diodo IN4007
- Conector “T”para cabo coaxial
- Cabo Coaxial (aprox 20cm) - Cabo de energia com tomada (macho e fêmea) Para todo o material o gasto que tive foi de: Relé R$ 2,50 Diodo R$ 0,4 Conector “T” para cabo coaxial R$ 2,50 O restante já tinha tudo em casa.Pois bem, material comprado… é hora de botar a mão na massa:- Primeiramente, precisamos entender que o que vai acionar o rele vai ser o receptor através do cabo coaxial, então precisamos colocar entre o receptor e o cabo da antena o nosso conector T, para depois ligarmos nele no cabo liga desliga. - O próximo passo é entender como ligar o Relé…para isso coloco o esquema abaixo: OBS: O relé é ligado somente em um único fio da tensão, o outro continua intacto!O produto final do nosso experimento é esse (este é o meu): O esquema de ligamento em sua casa fica assim: OBS: - O nosso cabo é bivolt, pois o relé é Bivolt (no meu caso) - Desligando o receptor plo controle remoto, o dongle também desliga automaticamente! - Se necessário posso postar um vídeo. Mas pelo circuito ser muito simples creio que não seja necessário nenhum dos dois. - Créditos ao nosso amigo Rios, que me ajudou e também testou o equipamento. | |
|
clepe
| Assunto: Re: Faça o seu cabo para ligar e desligar o dongle Qui 24 maio - 12:23 | |
| muito bom...vai ajudar muito...pois tenho dois dongles | |
|