Gloob: As últimas sobre o canal infantil
Por robertoscalon em 23/4/12, 06:37
O
VCFAZ.NET trás para você todas as novidades sobre o
Gloob, o novo canal infantil da
Globosat. Como você já leu aqui,
o canal é destinado à crianças de 5 a 8 anos, com conteúdo focado na
não violência, respeito pelas diferenças e amizade. Nas últimas semanas,
trouxemos os detalhes da programação e agora saiba as mais recentes
informações sobre o canal:
Perfil do canal e programaçãoO diretor do canal, Paulo Marinho, revelou mais sobre o
Gloob em entrevista a Cristina Padiglione do
"Estadão". Justificando o perfil do canal, ele explica que o
Gloob surgiu através de uma pesquisa feita pela
Globosat que identificou uma "lacuna" entre os canais infantis.
"O
público-alvo na faixa de 5 a 8 anos, sai da primeira infância e
abandona o Discovery Kids, mal encontra sua turma no Cartoon ou na
Nickelodeon, ambos feitos, em sua maioria, para crianças maiores." E é para preencher este "nicho" que surge o
Gloob.
Apesar de todos os programas selecionados, terem um "engajamento social"
procurando destacar os valores familiares e culturais, Marinho quer
fugir do rótulo de "educativo".
"Buscamos
enfatizar valores positivos, mas somos um canal de entretenimento.
Produtos infantis educativos ficam para outro canal ligado ao grupo, o
Futura.", ressalta.
Outro objetivo do canal é reunir a família em frente à TV.
"A
gente pensa muito o canal para crianças nessa faixa de 5 a 8 anos, mas
trabalha também uma programação mais ampla, com uma faixa de filmes, que
entra nesse critério de tentar unir pais e filhos, e de desenhos
antigos, que também têm esse critério", afirma Paulo Marinho.
Quanto à exibição de animações clássicas, o diretor afirma que está em
negociação com algumas distribuidoras. O
VCFAZ.NET apurou que uma das animações clássicas em negociação é
"Os Smurfs", que recentemente passou por um processo de remasterização e possui seus desenhos disponíveis em HD. Portanto,
a informação não foi confirmada pelo canal.
Ainda na entrevista ao
Estadão, o diretor afirma a posição de aumentar o conteúdo nacional na programação.
"A
proposta é crescer essa fatia de produções nacionais, ano após ano.
Temos questões envolvidas nisso, como o amadurecimento e um compromisso
de incrementar o mercado de audiovisual infantil nos próximos anos", declarou.
Atrações confirmadasAo longo das últimas semanas, o
VCFAZ.NET vem trazendo para você as novidades da programação do Gloob. As
atrações confirmadas na programação são: as animações em computação
gráfica
"The Jungle Book", "Chaplin", "Fish'n Chips", "Little Chicks" e
"Hareport"; as animações tradicionais
"The
Davincibles", "I.N.K. – Invisible Network of Kids", "Trust me, I'm a
Genie!", "Sandra, a Detetive Encantada", "Nina", "Mouss & Boubidi",
"Spike Team", "Asha" e
"Tom"; as séries em
live-action "Grandpa in my pocket" e a nacional
"D.P.A. - Detetives do Prédio Azul".
Saiba mais sobre essas produções nas matérias a seguir:
Gloob: Confira nove animações que estrearão no canal
Gloob: Conheça as primeiras atrações confirmadas e mais
Gloob estreará as animações "Asha" e "Tom"
Gloob: "Grandpa in my pocket", "Hareport" e "Spike Team" confirmadas
Canal em HD e distribuiçãoO canal tem data prevista de lançamento para o dia
1º de junho e ao contrário do que informou o
VCFAZ.NET anteriormente, a
Globosat resolveu lançar o canal em
standard definition e uma versão
simulcast em
high definition (e não mais somente uma faixa dentro do
Globosat HD). O canal HD já tem distribuição sem custo adicional garantida nas operadoras
NET, SKY, Claro TV, Vivo TV, Oi TV e
GVT. A versão do
Gloob em SD, ainda está em negociação com todas operadoras e a negociação para inclusão nos pacotes digitais da
NET encontra-se em estágio avançado. Porém, a data de estreia do canal nas
operadoras, dependerão da disponibilidade e estratégia das mesmas.
Projeto TransmídiaO
Gloob já chega com uma série de
ações em redes sociais e aplicativos para tablets e similares. O canal,
em parceria com a desenvolvedora de
games carioca Aiyra, estão criando jogos exclusivos que ficarão hospedados no
site oficial do canal. Os conteúdos seguem os valores do canal.
"Os
games foram pensados cuidadosamente para fortalecer o posicionamento do
Gloob e trabalhar pontos como equilíbrio, memória, ritmo, sequência e
concentração", afirma Luciane Neno, gerente de marketing do
canal. Os jogos já saem em HTML5, o novo padrão da Web. Essa tecnologia
garante produtos mais compatíveis, atualizados e seguros, além de abrir a
possibilidade para uma série de expansões no futuro.