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 Preço da TV paga no Brasil é baixo, diz empresa; para governo, é ‘alto’

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moaciraraujo

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Preço da TV paga no Brasil é baixo, diz empresa; para governo, é ‘alto’ Empty
MensagemAssunto: Preço da TV paga no Brasil é baixo, diz empresa; para governo, é ‘alto’   Preço da TV paga no Brasil é baixo, diz empresa; para governo, é ‘alto’ Icon_minitimeQua 5 Set - 23:12





Preço da TV paga no Brasil é baixo, diz empresa; para governo, é ‘alto’ Tv-a-cabo-20120529141652-e1346700418757


A TV paga brasileira é uma das mais caras do mundo, segundo a Ancine
(Foto: Reprodução)
Dois novos estudos sobre os preços cobrados pelas operadoras de TV paga no Brasil trazem conclusões opostas:
1. Sob encomenda da ABTA
(Associação Brasileira de Televisão por Assinatura), a Fipe (Fundação
Instituto de Pesquisas Econômicas) comparou o preço de pacotes em 53
países. Concluiu que o preço da “televisão por assinatura no Brasil é
baixo”, está “abaixo da média mundial”.



Cobrando “apenas” US$ 0,62 (R$
1,26 pelo dólar comercial de ontem) por canal, o Brasil fica na 23º
posição do ranking, praticando preços inferiores à Argentina (R$ 2,05),
ao Peru (R$ 1,68) e ao Chile (R$ 1,58).



Para a Fipe, os resultados
“lançam nova luz” sobre o crescimento superior a 30% por ano da TV paga
na Brasil. “Esse aumento não foi fruto exclusivamente do aumento da
renda da população, mas também do preço do serviço manter-se a níveis
inferiores aos observados em um grande número de países”, diz o
relatório.



2. A Ancine (Agência Nacional do Cinema)
discorda. Um levantamento feito pela agência entre fevereiro e março
mostra o preço médio do segundo pacote mais barato no Brasil é de R$
2,26, bem acima da média de R$ 1,17 verificada no conjunto de Argentina
(R$ 0,87), Portugal (R$ 0,87), Peru (R$ 1,11), Chile (R$ 1,31) e Espanha
(1,71).



Para a Ancine, os preços por
canal 93% superiores aos praticados nesses países explica a baixa
penetração da TV paga no Brasil. E o crescimento do setor é fruto, sim,
do aumento da renda da população.



A diferença de R$ 1 entre o preço médio do canal verificado pela Ancine e pela Fipe está na metodologia.


Primeiro, a Ancine pesquisou apenas seis países, contra 53 da Fipe, o que ajuda a dilatar o valor médio.


Segundo, a Ancine excluiu dos
cálculos os canais abertos e obrigatórios, porque eles não cobram pelo
direito de transmissão. Já a Fipe considerou todos os canais, porque os
canais abertos e obrigatórios geram custos operacionais às operadoras e
ocupam espaço que poderia ser de outros.



A Ancine pesquisou apenas o segundo pacote mais barato. A Fipe considerou o segundo mais barato e o mais básico de todos.


Por fim, a Ancine apenas converteu o preço dos pacotes dos diferentes países para a cotação do real em 28 de fevereiro de 2012.


Já a Fipe usou uma metodologia
mais complexa, empregando uma taxa de paridade de poder de compra, “que é
a medida mais próxima para comparar o efetivo custo de um produto na
cesta de consumo entre países”



com informações do R7
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http://altadefinicaodecos.blogspot.com.br/
 
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